Android 12 terá uma grande mudança no visual

Imagens vazadas na web mostram o que seria a nova versão do sistema operacional Android da Google. Se confirmadas, será uma extensa reformulação visual, a maior dos últimos 5 anos, no mínimo, e com novas funcionalidades para o sistema da empresa de Mountain View.

Nas imagens, obtidas pelo site XDA Developers, o Android 12 apresenta uma nova área de notificações, com nova tipografia e ícones, além uma organização relativamente diferente do modelo atual. A grande novidade parece ser o agrupamento das notificações de aplicativos de mensagens em uma área denominada “Conversations“. A Google pretende concentrar mensagens de WhatsApp, Telegram e qualquer outro aplicativo de conversa para essa área.

Importante observar que o Conversations aparece listado como um ‘widget’, o que também dá a entender que o Android 12 terá uma grande evolução nessa parte.

A privacidade também parece ser destaque na possível nova interface. As imagens mostram, por exemplo, uma atenção especial para o uso de câmera e microfone: novos ícones indicariam quando estes periféricos estiverem ativados e qual aplicativo faz uso deles naquele momento, sendo um atalho rápido para gerenciá-los. Algo me diz, que a febre das lives, reuniões e webinars com ‘imprevistos’ na tela foi o principal motivo que fez reunir os engenheiros da Google para uma solução.

É importante salientar que o Android 12 está em desenvolvimento, então pode ser provável que muitas das coisas que vimos nessas imagens não sejam aproveitadas, ou ainda que mudem consideravelmente até o lançamento da nova versão do sistema operacional, prometida para o fim de 2021. A Google não confirmou a veracidade das imagens, que segundo o XDA Developers, saíram de documentos oficiais da empresa enviados para desenvolvedores.

Fonte: XDA Developers

Rodrigo Freitas Escrito por:

seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *