12 Androids: veja o que muda na nova versão

Sistema operacional do Google chega em sua décima segunda versão, com foco em você. É o que querem fazer a gente acreditar

A Google voltou a realizar em 2021 o seu tradicional evento para desenvolvedores, o Google I/O. O evento como costumeiro é o palco de apresentação das novas versões do sistema operacional Android , e como não poderia deixar de ser apresentou ao mundo o Android 12.

Pra começar, deve-se enfatizar que o Android hoje equipa mais de 3 bilhões de dispositivos no mundo todo, e não se restringe apenas aos celulares, mas também a tablets, relógios e centrais automotivas. E todas essas versões devem receber a repaginada visual que o sistema recebeu com a chegada da sua décima segunda edição.

E o Material Design, a tendência de design que estreou no Android Lollipop (ou Android 5, se você preferir o batizado numérico), agora evoluiu para o Material You. Primeiro, precisamos entender um pouco do Material Design: foi ele que trouxe o Android para o mundo do design flat, de ícones chapados e minimalistas e também apresentou a divisão das notificações por cards, o que facilitou o gerenciamento das mesmas.

Design personalizável

O Material You, segundo a Google, evolui o Material Design para deixá-lo mais personalizável e amigável. O grande destaque é que agora todo o sistema adequará sua paleta de cores de acordo com a imagem selecionada pelo usuário para a tela inicial. O que deve funcionar bem para quem tem apelo estético e escolhe imagens impressionantes para ocupar esse canto de seu smartphone. Mas fico pensando aqui como o sistema se sairá ao adequar aquela foto de casal na Praia de Jericoacoara, ou a do seu cachorro, meio desfocado, com a fantasia do Buzz Lightyear. A ver.

Vídeo de lançamento do Android 12

Para além de detalhes cromáticos, o sistema também evoluiu em seu painel de notificações, que ganhou novo design, mais intuitivo, mostrando em uma só tela notificações pendentes, controles de mídia e botões para configurações rápidas. Cabe lembrar que o intuitivo aqui, fica por conta da Google, afinal só saberemos se o sistema cumprirá com esse predicado ao colocarmos a mão nele.

Segurança acima de tudo, privacidade acima de todos

Mas o Android 12 não é só mais um rostinho bonito e personalizável na praia. Também tem muita segurança e privacidade (falamos de privacidade em nível de uma empresa multibilionária com publicidade direcionada, ok?) no lance.

A grande novidade da vez, é que agora o sistema informará sempre que algum aplicativo estiver usando sua câmera ou seu microfone, mostrando uma pequena informação no topo da tela.

A Google também incorporou um novo painel de privacidade que mostrará quais aplicativos e por quanto tempo usou recursos de rastreio como localização, câmera e áudio. Falando em localização, agora os apps que não precisam de sua localização exata receberão apenas sua localização aproximada, como por exemplo, um aplicativo de meteorologia não precisa saber em qual rua você está para lhe dizer se vai chover.

Quando chega?

Como sempre, o Android 12 deve estrear no Google Pixel, que não estreia nunca por aqui no Brasil. Mas para quem quer experimentar a novidade já pode baixar a versão beta, lotada de bugs, em seu celular, ressaltando que há uma lista pequena de celulares que já podem tentar a sorte.

——————————-

Windows 11: a pandemia fez renascer o desktop
A Microsoft não prometeu um Windows 11, mas ele veio. E turbinado …
Facebook na onda do áudio
Alguns meses atrás, o aplicativo de conferências de áudio Clubhouse virou uma …
“De volta a idade média”, afirma fundador do Telegram sobre desenvolver para iPhone
Em críticas em seu canal público no Telegram, Pavel Durov disse que …
Facebook imita Twitter e sugere que você leia antes de compartilhar um artigo
Facebook vai sugerir leitura se usuário compartilhar um artigo sem ter clicado …
Rodrigo Freitas Escrito por:

seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *